A importância e obrigatoriedade do Lacre do Inmetro
É fundamental compreender a importância e obrigatoriedade do Lacre do Inmetro
Equipamento utilizado para indicar o consumo de gás, e permitir a cobrança do consumo, os medidores de gás devem conter, obrigatoriamente, o Lacre do INMETRO (Instituto Metrológico).
Esse selo do instituto confere ao usuário a certeza da qualidade do equipamento adquirido.
Por isso reforçamos a importância e obrigatoriedade do Lacre do Inmetro nos medidores de gás.
No Brasil, para que seja possível lacrar os medidores, é imprescindível que estes tenham passado por diversas avaliações: desde a aprovação de modelo junto ao INMETRO, até ensaios de verificação inicial.
Durante essas etapas, o projeto dos medidores é colocado à prova, sujeitando os equipamentos a rigorosos testes de exaustão (funcionam por cerca de 2.000 horas ininterruptas), estanqueidade (em que se atesta pela segurança do equipamento contra vazamentos), concepções técnicas, e vazões (que garantem a precisão nos valores informados pelo medidor).
Somente após o modelo ser totalmente testado e aprovado, em todos os testes, é que a Portaria (espécie de autorização) é emitida.
Sendo assim, podemos afirmar que somente poderão ser comercializados os medidores que atenderem as características da Portaria e por este motivo, receberem o lacre como indicação.
Para isso, 100% dos medidores são verificados na presença de um órgão público responsável, ou
em laboratório acreditado.
Agora que você já entendeu o processo por trás deste símbolo, só adquira medidores lacrados pelo INMETRO, assim é garantida a qualidade e segurança dos equipamentos.
Os produtos Aépio contam com o Selo/Lacre do Inmetro, conheça nossos produtos clicando aqui.