Quando devo solicitar a troca do medidor de gás?

Quando devo solicitar a troca do medidor de gás?

Quando devo solicitar a troca do medidor de gás?

Os medidores de gás são equipamentos robustos, fabricados para durar longos períodos de tempo e manter a precisão nas medições.

O INMETRO indica que após 10 anos da data de fabricação (informada no visor do medidor) a verificação deve ser refeita por um Ponto Verificador, indicado pelo próprio órgão.

O teste tem o objetivo de analisar se o medidor está dentro dos padrões de leitura e em condições de uso adequadas.

“Mas por que isso é importante?”

Na verdade, existem muitas razões pelas quais ter esse cuidado é fundamental, mas iremos mencionar apenas duas para alertar você: segurança e controle de gastos.

Saber a última vez que seu medidor foi trocado ajuda a saber quando a próxima troca precisa ser realizada, e oferece mais tempo para que todos se organizem durante esse procedimento.

Usar um medidor que passou do tempo recomendado pelo INMETRO é um risco (vazamentos, danos em toda tubulação da estrutura) que pode ser evitado se houver essa preocupação em realizar essa verificação de tempos em tempos, e que de quebra ainda auxilia no controle dos gastos que envolvem gás.

Imagine um aparelho de ar condicionado, ou algum equipamento de um carro por exemplo, se existe um mal funcionamento em algum dos dois, o “custo” para mantê-los sobe e muitas vezes nem percebemos.

Devido a dificuldades logísticas (como a necessidade de ter um medidor na residência enquanto se realizam os testes), as condições dos equipamentos (desgaste pelo uso) e custos para esse processo (transporte e verificação), convenciona-se no mercado a troca dos equipamentos após esse prazo, pois o valor de um equipamento novo é menor do que o cobrado por esse processo.

Dessa forma, o cliente adquire um equipamento mais novo, seguro, e confiável, por um custo mais baixo.

“Ok, mas isso é realmente necessário?”

Sim.
Essa verificação ou troca é necessária devido a um desgaste natural dos componentes internos, após o longo período de uso.

Outra medida importante são as revisões periódicas das linhas de gás, seus equipamentos e a realização de manutenções preventivas.

Inevitavelmente, ao longo do tempo, alguns materiais se deterioram, o que pode acontecer devido a detritos corrosivos encontrados em gás de baixa qualidade e/ou pelas condições de exposição dos equipamentos.

Vale lembrar que o período para troca dos reguladores (equipamento que regula a pressão de gás na entrada dos medidores e residências) é de 5 anos, sendo importante realizar checagens periódicas, garantindo que a pressão de trabalho da rede esteja dentro dos padrões aceitáveis.

Realizando estes procedimentos, garante-se a segurança de todos os moradores e a precisão na leitura de consumo.