AÉPIO NO 164° SEMINÁRIO DA ABNT
Hoje, dia 28 de agosto, ocorreu o 164° Seminário Técnico sobre Gases e Combustíveis da ABNT, no Centro de Convenções de Joinville, em Santa Catarina. Esta edição reuniu 15 empresas e recebeu um público estimado em 100 participantes, aproximando instaladores e empresários da área do gás.
A Aépio apresentou, nesta edição, o que há de mais inovador em medição de gás, destacando a nova linha de acessórios para instalação de gás — tubos flexíveis e válvulas de gás — e a tecnologia de medição remota com o Dispositivo de Leitura da Aépio (DLA) e o medidor SMART-NB. Este sistema permite, além da leitura remota, o corte à distância, sendo uma excelente opção para o monitoramento da medição de gás em residências.
Os seminários, que ocorrem de forma itinerante em diferentes cidades do Brasil, têm como objetivo levar conhecimento sobre as principais atualizações em regulamentos e normas, além de apresentar inovações do setor. O evento é promovido pela ABNT, através do grupo de pesquisa CB-0009.
A 164ª edição contou com seis palestras distribuídas em diferentes eixos, abordando temas como: instalação de aparelhos a gás — requisitos dos ambientes, aquecedores de água a gás, redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais, e redes de distribuição interna para gás combustível em instalações de uso não residencial de até 400 kPa. Essas palestras oferecem uma ampla gama de conhecimentos técnicos para os profissionais que atuam na instalação e manutenção de sistemas de gás.
Tivemos a oportunidade de conversar com Fernando Corner, membro da comissão e palestrante da ABNT, que reforçou a importância dos seminários da ABNT para os profissionais gasistas, afirmando ser “uma oportunidade de conhecerem mais profundamente as normas técnicas, onde as explicações e interpretações são dadas diretamente pelos principais profissionais que participam da elaboração e das sucessivas revisões das referidas normas.”
Fernando é formado em Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho, é pesquisador-doutor da USP, coordenador e professor da pós-graduação do curso de Engenharia de Gases Combustíveis no INBEC e consultor do Grupo Ultra. Também é o idealizador do evento Seminário Sobre Gases e Combustíveis, criado na década de 1980, que atualmente soma mais de 40 anos de sucesso, gerando relacionamento entre pesquisadores, instaladores e empresários em um só lugar.
Assim como Corner, a Aépio incentiva eventos como este, realizado pela ABNT, que proporcionam a atualização dos profissionais gasistas em relação às normas e regulamentos, trazendo mais segurança para toda a sociedade que utiliza o gás no dia a dia. Por esse motivo, a marca, que oferece as melhores soluções em medição, confirmou presença nos próximos seminários.
Veja as datas e garanta sua inscrição:
- Salvador – 19 de setembro
- Curitiba – 10 de outubro
- Londrina – 12 de novembro
- São Paulo – Encontro Técnico e Premiação – 11 e 12 de dezembro
Para mais informações, acesse o site do evento e confira como você pode participar da edição 165. Vamos juntos acelerar o mercado de medição de gás!
Confira a entrevista completa com o Fernando Corner e sua opinião sobre o seminário, sobre o mercado de energia e suas expectativas sobre o futuro deste mercado:
1) Na sua opinião, qual é a importância dos seminários para os profissionais gasistas? A importância dos seminários da ABNT para os profissionais gasistas é a oportunidade de conhecerem mais profundamente as normas técnicas, onde as explicações e interpretações são dadas diretamente pelos principais profissionais que participam da elaboração e das sucessivas revisões das referidas normas.
2) O quanto esse encontro acrescenta na relação entre os instaladores e os empresários das indústrias do segmento do gás? Este encontro possibilita o inter-relacionamento dos profissionais em todos os níveis da cadeia do gás, desde a comercialização, o projeto, a compra de matérias e equipamentos, a instalação, a inspeção, o comissionamento e o abastecimento. Assim instaladores, técnicos, engenheiros, fornecedores, compradores e vendedores adquirem uma sinergia ímpar, muito importante para aumentar a produtividade e a conformidade técnica em suas tarefas.
3) Como surgiu a ideia do projeto deste evento itinerante e por que você considera que o Seminário permanece sendo tão relevante? A ideia deste projeto surgiu na década dos anos 80. A relevância deste evento itinerante é demonstrada pelo sucesso alcançado deste então, pois este é o 164° Seminário Técnico. Assim toda a cadeia profissional gasista se mantém atualizada com a natural evolução normativa e contato direto com os fornecedores.
4) Quais as inovações e as expectativas para as próximas edições do seminário em 2024/2025? As inovações se referem a novas tecnologias, quase sempre oriundas do exterior e do processo de normatização internacional, as quais também estão em constante evolução. A itinerância deste evento permite sua divulgação e discussão nas grandes cidades do Brasil. As expectativas para as próximas edições se referem à expansão do mercado de gás no Brasil, como energético de transição para um mundo melhor com baixas emissões de carbono. O gás natural, o bioetanol, o GLP e o bio-GLP disputarão uma importante participação no mercado energético visando uma economia de baixo carbono, culminando no desejado marco “Net Zero”.
5) O que a participação da Aépio agrega ao Seminário Técnico? Nesta crítica e incessante busca da redução das emissões de carbono, a participação da Aépio é fundamental no processo de Gestão de Energia, ISO 50001, seguindo o corolário: sem medição não há gestão.