O que é um medidor de gás?

O que é um medidor de gás?

 

O que é um medidor de gás?

O medidor de gás é o equipamento responsável pelo registro do consumo de gás em determinado ponto, que pode ser uma residência, comércio ou indústria.

Existem diversos modelos e tipos de medidores, que podem ser instalados de acordo com a necessidade específica de cada cliente e situação.

Os mais comuns são os medidores residenciais, presentes em todas as residências que tenham consumo de gás compartilhado, que pode ser fornecido através de tubulações subterrâneas ou abastecimento em tanques, que ficam próximos ao local de consumo.

Neste caso o modelo de medidor poderá variar de acordo com o volume de gás consumido na residência, isso é calculado a partir de uma estimativa de consumo que considera aquecedor de água, fogões, lareiras e outros equipamentos que possam fazer uso do gás em seu processo de queima.

Em nosso site você encontra um simulador de vazão que permite estimar, de forma sugestiva, o consumo de gás residencial de acordo com os equipamentos utilizados em sua residência.

Essa informação é fundamental para que seja adquirido um medidor com capacidade (vazão) suficiente para suportar o volume de gás que deverá percorrer a tubulação até os pontos em que há o seu consumo.

Além dos medidores residenciais, existem também os medidores industriais, em formatos e tamanhos específicos para cada tipo de negócio e aplicação.

A Aépio conta com a mais completa linha de medidores de gás para as mais diferentes aplicações e necessidades.

 

Para que servem os medidores de gás?

A função do medidor de gás é aferir o consumo de gás de uma determinada unidade ou equipamento, através do cálculo do fluxo de gás que percorre seu interior.

Através de um painel analógico ou digital, o medidor registra em números o volume de gás utilizado, permitindo a utilização dessa informação para a emissão de cobranças (em caso de concessionárias que fornecem o serviço), ou ainda comparar desempenho e consumo entre unidades residenciais (no caso de condomínios), comerciais ou industriais.

 

Qual é o princípio de um medidor de gás?

O princípio pode variar de acordo com o modelo e finalidade do medidor instalado.

O mais comum é que sejam baseados em um princípio mecânico chamado “deslocamento positivo”.
Ou seja, o gás flui sempre no mesmo sentido, o que faz com que os roletes sempre mostrem números crescentes.

Não tendo fluxo de gás contrário ou regressão na leitura do consumo.

A comparação entre o volume anterior e o volume atual apresentado no painel é o parâmetro utilizado para saber quanto foi consumido.

 

Como funcionam os medidores de gás?

Para ilustrar o funcionamento, imagine o seguinte:
No dia 01/01/2023 o medidor apresentou o seguinte número em seu painel: 1000.

Ao longo do mês, à medida que o gás é consumido em fogões, lareiras, aquecedor de água e outros equipamentos dessa natureza, o volume de gás exigido por eles força um fluxo positivo de gás (ou seja, de uma fonte de fornecimento até o equipamento que fará a queima).

Este fluxo de gás movimenta as peças internas ( diafragmas, turbinas, lóbulos ou engrenagens) do medidor que ao girar, registra a cada volta completa, um número no painel.

Ao longo de 30 dias, o medidor registrou 300 voltas completas em seu ciclo. Neste caso, no dia 31/01/2023, ao realizar a medição para emissão de cobrança, o profissional verifica que agora, o número no painel do medidor mudou para 1300.

A diferença entre este número e a medição anterior, indica portanto que foi consumido o equivalente a 300 unidades, medidas em metros cúbicos (m³).

É com base nesta diferença, que o valor da cobrança será definido, com base no valor do metro cúbico em sua cidade ou região.

A diferença entre a medição anterior e a atual estabelece o consumo de gás.

 

Em quais locais o equipamento de medição de gás pode ser aplicado?

Preferencialmente em local arejado, em espaço desenhado para essa finalidade, também conhecido como “shaft”, que protege contra intempéries climáticos e permite fácil acesso para manutenção e substituição do medidor em caso de substituição.